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COMO FUNCIONA

A empresa que tiver interesse deverá elaborar uma Proposta de Patrocínio, a partir de diversos requisitos e critérios de avaliação elencados pelos artistas.

SITUAÇÃO ATUAL

O setor artístico nacional luta diariamente para captar recursos para as suas produções. Um dos mecanismos mais utilizados para esse fim são os editais de patrocínio, por meio dos quais empresas públicas e privadas financiam projetos artísticos que tenham passado por uma rígida seleção, de acordo com os critérios ditados pelo patrocinador. Esses editais costumam exigir inúmeras comprovações, contrapartidas, justificativas e outras tantas burocracias, exigências quase sempre alheias às obras artísticas. Enquanto isso, os profissionais do segmento artístico criam zilhões de formas para poder se enquadrar nos requisitos fornecidos pelos possíveis patrocinadores, limitando suas obras de acordo com os desejos das empresas.

A REGRA MUDOU

Pensando nisso, a Macarenando Dance Concept, de Porto Alegre/RS, investiu em uma ação em sentido totalmente oposto: lança o Edital de Seleção Pública de Patrocinadores. De acordo com o documento, a empresa que tiver interesse em patrocinar o Projeto Artístico do grupo deverá elaborar uma Proposta de Patrocínio, a partir de diversos requisitos e critérios de avaliação elencados pelos artistas.

RELAÇÕES ECONÔMICAS MAIS EQUILIBRADAS

“Trata-se de um modelo inovador de captação de recursos e patrocínio que objetiva instaurar procedimentos mais equilibrados e horizontais nas relações culturais e econômicas entre artistas e a iniciativa privada”, comenta Diego Mac, diretor da Macarenando Dance Concept.

CONTRAPARTIDA CULTURAL

Uma das subversões propostas são as Contrapartidas Culturais, que deverão ser realizadas pelas empresas patrocinadoras. Exemplos dessas ações são: fornecimento de ingressos para espetáculos a empregados e colaboradores; disponibilização de oficinas artísticas a membros da comunidade em que sediada a empresa. Já para a Ativação de Patrocínio, as empresas deverão sugerir ações inovadoras e criativas, alinhadas ao Projeto Artístico.

RESPONSABILIDADE CULTURAL

Dentre outras questões a serem respondidas pelas empresas interessadas, estão:

A Proposta de Patrocínio considera as especificidades do Projeto Artístico? O valor dos aportes está economicamente adequado às necessidades do Projeto Artístico? As contrapartidas culturais oferecidas pela empresa contribuem para o incentivo, desenvolvimento e fomento à arte, de modo a abarcarem além dos seus interesses particulares, também de seus colaboradores, clientes e sociedade em geral, promovendo a Responsabilidade Cultural? A Proposta de Patrocínio propõe-se a repensar os modelos de marketing cultural? Traz inovações a questionamentos antigos e/ou inaugura novas questões? Instaura novos procedimentos de diálogo entre a atividade empresarial e o setor artístico? A Proposta de Patrocínio contribui para o incentivo, desenvolvimento e fomento às cadeias produtivas locais e regionais das Artes Cênicas? Lega desenvolvimento econômico ao setor?

INSCRIÇÕES E EDITAL

Se houver empresas preparadas para o desafio, suas propostas deverão ser enviadas até o dia 13 de outubro para o e-mail patrocinios@macarenando.com.br, de acordo com as diretrizes estabelecidas no EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PATROCINADORES (baixar Edital e Anexos).

ELES DECIDEM

A avaliação será realizada pelos artistas.