Macarenando Dance Concept
wtf

WTF?

O que é isso? Quem somos? O que fazemos? Como nos alimentamos?

01

Somos artistas aparvalhados, articulados, atinados e aveludados, com balões vermelhos no céu azul. Bregas. Somos cabeludos e carnudos. E causadores. E colecionadores. Mas também somos cômicos, corajosos, corpulentos, críticos e debochados. Descabelados. Desconhecidos. E do babado. Somos dramáticos e entendidos. Éticos. Exagerados e famintos. Somos finos, elegantes e sinceros. Incansáveis… Incorporados, independentes, indignados, intensos, irônicos, lacradores e literais: macarenísticos. Megalomaníacos. Mas também somos patetas, piranhas, preparadas. Problematizadores, purpurinados, questionadores. Realizadores – recheadores de abobrinhas. Somos roliços e românticos; suados e subversivos.

Macarenando

Macarenando é uma iniciativa cultural que investe na mistura da dança, do humor e da cultura pop para criação de conteúdos e projetos. Inaugurada em dezembro de 2013, a Macarenando construiu forte presença no setor cultural e do entretenimento ao apresentar diferentes nichos e abordagens para a dança como linguagem criativa.

Opera na simplicidade, no bom humor, na proposição da experiência sensível, na aproximação com o público, na popularização da Arte, na formação de plateia, no agenciamento com diferentes setores e mercados, e no desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.

Dança - 100%

Macarena - 80%

Humor - 95%

Cultura Pop - 90%

Quem conhece um pouco da breve história da Macarenando sabe o quanto nos empenhamos arduamente para celebrar a Cultura, Arte e a Dança por meio do nosso trabalho, com a vivacidade mais contundente que podemos ter, num esforço diário para responder a pergunta: O QUE SE FAZ COM O QUE JÁ SE TEM? Essa pergunta não é nada nova pra nós. Não à toa, a Macarena dá nome a essa iniciativa, que desde 2013 insiste em resgatar, valorizar e reprocessar o que está a nossa volta e também aquilo que nós mesmos criamos e largamos no mundo. Pensar no que já se tem, e apontar caminhos para valorização e o reaproveitamento das nossas conquistas é, sim, também, uma atitude ética, poética, política e sustentável frente aos possíveis desabamentos trágicos que podem aparecer na vida humana em sociedade. Com o olho vivo, com a piada da ponta da língua ao dedo do pé, com o braço firme para o golpe, e com a cabeça bem feita para os giros, aí estamos, mostrando um pouco do que temos e de como pretendemos seguir em frente.

Diego Mac, Diretor

 

grupo de dança porto alegre macarenando 01

grupo de dança porto alegre macarenando 02

grupo de dança porto alegre macarenando 03

Equipe

renova

Graduado em Dança, Especialista e Mestre em Poéticas Visuais. Tem impulsos megalomaníacos, é colecionador de movimentos e possui uma pitada essencial de mau humor.

Diego Mac,
Diretor Geral e Coreógrafo

renova

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Geminianamente renascentista, dramaticamente sensível e racionalmente sarcástico.

Gui Malgarizi,
Diretor Artístico, Dramaturgista e Iluminador

renova

Graduada em Administração de Empresas. Sente-se em casa em qualquer espaço cênico, tem como hobby o ciclismo de longa distância e é apaixonada pelo mar.

Sandra Santos,
Diretora de Produção e Iluminadora

renova

Graduada em Dança e especialista em Pedagogia da Arte. Parte divertida, possui TOC e ama gatos.

Aline Karpinski,
Bailarina

renova

Graduado em Licenciatura em Dança. Come compulsivamente e não sabe se sua tendência à organização é mera mania ou uma forma de entender como as coisas funcionam.

Arthur Bonfanti,
Diretor de Produção e Bailarino

renova

Daniela Aquino é Mestre e Bacharel em Artes Cênicas. Adora jogar aqui e agora. É mãe da Manu e Tia do Pavê.

Daniela Aquino,
Bailarina

renova

Graduada em Dança e Especialista em Pedagogia da Arte. Além de inventar moda, é acometida de ciclos de ódio. Compartilha o que sabe com seus alunos, e o que não sabe também.

Dani Boff,
Bailarina

renova

Graduada em Licenciatura em Teatro. É observadora desde que se conhece por gente, fala como se não houvesse amanhã e tem sempre uma opinião sobre tudo.

Dani Dutra,
Bailarina

renova

Graduado em Artes Cênicas. Guloso compulsivo, amante impulsivo, amigo possessivo, libriano obsessivo e gosta de viver a vida no superlativo.

Denis Gosch,
Bailarino

renova

Graduando em Produção e Gestão Cultural. Tanto gaúcho quanto paulistano, atualmente estuda probabilidades reais em teletransporte.

Eduardo Richa,
Produtor SP

renova

Graduada em Dança na UFRGS. É uma feminista de cachos rebeldes e gosta de dançar nas baladinhas da cidade.

Giulia Baptista Vieira,
Bailarina, Assistente de Direção e Gerente de Comunciação

renova

Graduada em Psicopedagogia e especialista em Educação de Surdos. Bailarina com formação em dança clássica e dança contemporânea. Atua em diversos grupos de dança de Porto Alegre.

Joana Amaral,
Bailarina

renova

Graduada em Dança. Tem uma risada estardalhosa, é roedora profissional de unhas e faz caretas que não correspondem ao que está pensando.

Juliana Rutkowski,
Bailarina e Produtora

renova

Graduado em Biblioteconomia. É drag queen, tem compulsão por perucas e faz quadradinho de 8.

Nilton Gaffree Jr.,
Bailarino

renova

Conhecida como a caçula do grupo. Míope e perfeccionista. Gosta de provar todos os doces existentes entre uma pirueta e outra.

Chiarah Cohén,
Bailarina

renova

Licenciado em dança pela UFRGS. É bailarino de coração, já publicou um livro e performa Madonna no chuveiro.

Frederico Corteze,
Bailarino

Um pouco da nossa história

  • ESPETÁCULOS

    No portfólio de espetáculos constam ABOBRINHAS RECHEADAS – O JOGO (2013), 100 FORMAS PARA O AMOR (2014), A CLASSE (2015), QUAL É A MÚSICA DESSA CENA (edição 2017 e 2018), DANCE A LETRA GRUPÃO POCKET LIVE GESTOS CAETANO (2017), DANCE A LETRA: SOBREVIDA (2018), ABOBRINHAS RECHEADAS: REI ROBERTO (2018), DAS TRIPAS SENTIMENTO (2018), as intervenções urbanas 100FORMAS.LOV (2016), ENSAIO SOBRE AUSÊNCIA E DOÇURA (2016) e MASH (2018), BALBÚRDIA (2019), e a encenação de terror imersivo CASA DO MEDO (2017-2019).

  • CURSOS

    Creativity Lab é o braço focado na realização de pesquisas, laboratórios, cursos e treinamentos da criatividade para diferentes áreas de atuação profissional. Dança para Atores (3 edições); Oficina Permanente de Criação em Dança (2015-2020); Pimp my Drag – Workshop para Drag Queens (6 edições); Pimp my Oz – Oficina de montagem par Drag Queens (2017); FlashMob (2016); Danças Poéticas (2016-2017); Performance Cênica para Músicos (2016); Performance Cênica para líderes, empresários e palestrantes (2016); Dança e Criatividade (2017); Atuação para Bailarin@s (2017-2018); Direção de Dança (2018).

  • ONLINE

    Em âmbito digital, a Macarenando executa o projeto de Presença Digital da marca por meio da atuação em diversas plataformas, como Youtube, Facebook, Instagram, Spotify, com criação e distribuição de conteúdos sobre dança, humor e cultura pop, em contínua aproximação e relação com o público. Em 2017, lançou o eBook #TEXTÃO @MACARENANDO, que reúne textos produzidos pela equipe Macarenando e publicados em sua página no Facebook sob a forma de #textão. Em 2018 e 2109, publicou a série “Vídeo Dance a Letra”, com 24 vídeos. Em 2019, realizou o Prêmio Macarenão, um debate em formato live sobre os destaques da Dança em Porto Alegre no ano.

  • EVENTOS

    A Macarenando é propositora do projeto CONVERSAS MACARENANDO, um networking em formato de roda de conversa composta por toda e qualquer pessoa interessada em conversar sobre DANÇA e assuntos que dela partem ou que nela chegam. Em 2019, foram realizadas 8 edições. Já o projeto Macarenando 05 Anos foi um evento realizado pela Macarenando Dance Concept, no Theatro São Pedro, para comemorar cinco anos de atuação no setor cultural. A programação contou com 4 espetáculos do portfólio cênico e um bate-papo com os artistas e a equipe que compõem a iniciativa.

  • NEGÓCIOS

    A Macarenando foi a realizadora responsável pela Seleção Pública de Patrocinadores: modelo inovador de captação de recursos e patrocínio que objetiva instaurar procedimentos mais equilibrados e horizontais nas relações culturais e econômicas entre artistas e a iniciativa privada. E oferece a palestra “Dança: tecnologia, novos mercados e empreendedorismo”, que apresenta novas possibilidades de inserção mercadológica da dança por meio do uso criativo de novas tecnologias de comunicação e práticas de empreendedorismo.

projetos

Projetos

Espetáculos | Performances | FlashMobs | Cursos

Casa do Medo

Casa do Medo

Baseado nos melhores filmes de terror e em games de survival horror, Casa do Medo é uma experiência de terror imersivo, com enigmas, missões e sustos pelo caminho.

Mais
Das Tripas Sentimento

Das Tripas Sentimento

Um espetáculo de dança que objetiva cultivar a memória da Música Brasileira, tendo como fonte a forte interpretação da imortal cantora Elis Regina.

Mais
Dance a Letra...Caetano

Dance a Letra...Caetano

O espetáculo apresenta um conjunto de coreografias criadas a partir da pesquisa de gestos literais para 30 letras de músicas de Caetano Veloso.

Mais
Abobrinhas Recheadas

Abobrinhas Recheadas

STAND-UP Dance Comedy: formato inédito que reúne dança, jogos de improviso e uma série de referências da música e da cultura pop, do cinema, da televisão e da internet.

Mais
Conversas

Conversas

Conversas Macarenando é um networking composto por toda e qualquer pessoa interessada em conversar sobre Dança e assuntos relacionados a ela.

Mais
Vídeo Dance a Letra

Vídeo Dance a Letra

Série de 24 vídeos para web baseados no procedimento de criação “Dance a Letra”, desenvolvido pela Macarenando Dance Concpet.

Mais
MASH

MASH

Em uma região devastada por uma epidemia mortal, 8 cientistas encontram um território desconhecido e uma forma de vida imune à contaminação.

Mais
Qual é a música?

Qual é a música?

Espetáculo para quem gosta jogos, músicas e mímicas. Sua missão é adivinhar a música que os bailarinos estão representando em cena.

Mais
100Formas para o Amor

100Formas para o Amor

Espetáculo em que oito bailarinos apresentam 100 formas de dançar o amor tendo a Macarena como coreografia e 30 músicas sobre amor como trilha-sonora.

Mais
100FORMAS.LOV

100FORMAS.LOV

A comunidade e a Macarenando juntas para espalhar o amor nas cidades e mudar o mundo com intervenções urbanas de dança. Essa é a missão do projeto 100FORMAS.LOV.

Mais
DanceALetra: Sobrevida

DanceALetra: Sobrevida

Como, onde e com quem sobreviver ao que nos rodeia? Espetáculo em que as coreografias são criadas com gestos literais para letras de músicas populares.

Mais
Ausência e Doçura

Ausência e Doçura

Performance urbana sobre a poética do encontro, da despedida e da saudade, que tem a rodoviária da cidade como lugar para os acontecimentos.

Mais
A Classe

A Classe

Espetáculo criado a partir da pesquisa entre dança, máscara e terror que apresenta o universo da morte por meio de um imaginário coreográfico horroroso. 

Mais
Balbúrdia

Balbúrdia

Ensaio cênico-coreográfico sobre as temáticas da convivência e da coletividade como caminhos possíveis e necessários para a vida em sociedade.

Mais
Creativity Lab

Creativity Lab

Cursos e treinamentos da criatividade por meio da dança para diferentes setores: artístico e cultural, mercado da moda, marketing e business, entre outros.

Mais
Flashmobs

Flashmobs

Ação criativa de mobilização social urbana em que um grande número de pessoas se reúne para promover uma ideia ou realizar determinada ação previamente combinada.

Mais
Patrocínios

Patrocínios

Modelo inovador de captação de recursos que objetiva instaurar procedimentos mais equilibrados e horizontais entre artistas e a iniciativa privada.

Mais
Presença Digital

Presença Digital

Criação e distribuição de conteúdos sobre dança, humor e cultura pop em diversas plataformas, como Youtube, Facebook, Instagram e Spotify.

Mais
midia

Mídia

O que andam falando de nós e de nossos parceiros.

"Ao criar a Macarenando Dance Concept, em 2013, Diego Mac dá um passo à frente. Traços que ele já perseguia em sua estética – humor, negação de preconceitos, ampliação de público – não se limitam mais à sua poética, se estendem à produção e à gestão do empreendimento. Um destaque foi quando a Macarenando inverteu o procedimento convencional e propôs um edital para as empresas que quisessem lhes patrocinar. O motor da Macarenando é o procedimento “dance a letra”. Criado quase como um exercício de interação com o público, que propunha nomes de músicas para que os bailarinos as convertessem em coreografias, “dance a letra” transformou-se em um jogo complexo de significados. Se, no início, o gesto tentava traduzir literalmente o significado da palavra ou do verso, com a sequência de espetáculos, “dance a letra” virou quase um “pense a letra”. Agora as coreografias brincam de representar a mesma palavra de diversas maneiras, de valer-se do contexto, de jogar com o próprio processo, ora terríveis, ora muito românticas. Um desafio de imaginação e de parceria do público com o que está em cena. Acredite que a arte é amiga da vida. E a Macarenando é uma das partes mais divertidas dessa amizade. "

Renato Mendonça, jornalista, crítico e curador de Artes Cênicas

contato

Contato

Fale com a gente.

Nome must not be empty
Please provide a valid Email
Mensagem should not be empty
Enviado!
Ops! Tente de novo?!

youtube macarenando  facebook macarenando  instagram macarenando  spotify macarenando  whatsapp macarenando  linkedin macarenando

.