Macarenando Dance Concept
conceito

Conceito

Macarenando Dance Concept

A dança é uma das manifestações culturais que mais atinge todo tipo de público. Ela mobiliza as pessoas e as torna mais sensíveis para estabelecer novas relações ou reforçar as já existentes. Além disso, a dança cada vez mais tem sido uma demanda crescente na indústria do entretenimento. Um exemplo são os vídeos de dança, uma das mais significativas formas de produção de conteúdo na web. Isso tudo revela um cenário com ótimo potencial para ações inovadoras e criativas com dança.

Diego Mac, Diretor

Macarenando Dance Concept

Macarenando Dance Concept é um empreendimento cultural que investe na dança como principal linguagem criativa para o desenvolvimento e fornecimento de produtos, projetos e serviços artísticos. O trabalho é operado em 3 plataformas: criação e produção de espetáculos de dança; desenvolvimento e oferta de cursos; fornecimento de movimento e criatividade para diferentes setores e mercados.

No portfólio de espetáculos constam “Abobrinhas Recheadas – O Jogo” (2013, dança e humor), “100 Formas para o Amor” (2014, dança e amor), “A Classe” (2015, dança e terror), as intervenções urbanas 100FORMAS.LOV (2016) e ENSAIO SOBRE AUSÊNCIA E DOÇURA (2016), e já está em fase de criação de um novo espetáculo (2017, estreia prevista).

Creativity Lab é o braço focado na realização de pesquisas, laboratórios, cursos e treinamentos da criatividade para diferentes áreas de atuação profissional: setor artístico e cultural, mercado da moda; marketing e business, saúde e fitness, entre outros. Atualmente, são oferecidos os cursos: Dança para Atores (2 edições); Oficina Permanente de Criação em Dança (2015-2016); Pimp my Drag – Workshop para Drag Queens e Drag Kings (2 edições), FlashMob (1 edição), Danças Poéticas (2016).

É dirigida por Diego Mac, que ao longo de sua trajetória artística vem se apropriando da coreografia Macarena em suas criações, entendendo-a como marca da dança no mundo.

Inaugurada em dezembro de 2013, a Macarenando Dance Concept construiu forte presença no setor cultural ao abordar diferentes nichos e perspectivas para a dança como linguagem criativa. Entre os diferencias da iniciativa estão a simplicidade, o bom humor, a aproximação com diferentes públicos, o agenciamento com diferentes setores profissionais, e o desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.

Macarena - 100%

Contemporâneo - 80%

Clássico - 75%

Pop & Street - 90%

Jazz & Musical - 80%

Equipe

renova

Graduado em Dança, Especialista e Mestre em Poéticas Visuais. Trabalha com dança, cultura popular, imagem e tecnologia. É diretor geral da Macarenando Dance Concept.

Diego Mac,
Diretor Geral e Coreógrafo

renova

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Foca seu trabalho artístico na poética das relações entre diferentes meios e linguagens.

Gui Malgarizi,
Diretor, Dramaturgista e Iluminador

renova

Graduada em Administração de Empresas. Produtora e Coordenadora Técnica do Grupo Gaia. Consultora Técnica de projetos e espetáculos. Já atuou em mais de 20 produções de dança.

Sandra Santos,
Diretora de Produção e Iluminadora

renova

Graduada em Dança e especialista em Pedagogia da Arte. Bailarina desde 1996, é coreógrafa do Grupo Falos & Stercus e desenvolve pesquisa de dança com rapel.

Aline Karpinski,
Bailarina

renova

Graduando de Licenciatura em Dança, é bailarino de danças urbanas, e direciona suas pesquisas para a produção em dança.

Arthur Bonfanti,
Bailarino e Assistente de Produção

renova

Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora de teatro do Colégio Farroupilha. Atuou como docente temporária do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel.

Daniela Aquino,
Bailarina e Atriz.

renova

Graduada em Dança e Especialista em Pedagogia da Arte. É professora de Artes no ensino fundamental e médio, e de Dança na educação infantil.

Dani Boff,
Bailarina e Professora

renova

Graduada em Licenciatura em Teatro, é professora do Colégio João XXIII. Atriz, integrante do Grupo Barraquatro.

Dani Dutra,
Bailarina e Atriz

renova

Graduado em Teatro. Já atuou em mais de 30 espetáculos de dança e teatro. É um dos diretores artísticos do Natal Luz. Recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Ator em 2011.

Denis Gosch,
Bailarino e Ator.

renova

Bailarino de Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz e Ballet Clássico. Atua na Art & Dança, Muovere Cia. de Dança e Malma Cia. de Dança.

Eduardo Richa,
Bailarino.

renova

Graduado em Dança. Foca seu trabalho artístico na relação entre a dança contemporânea, as danças urbanas e o improviso.

Fernando Faleiro,
Bailarino

renova

Graduanda em Dança na UFRGS. Pesquisa a poética da dança, da iluminação e da docência.

Giulia Baptista Vieira,
Bailarina e Assistente de Direção

renova

Graduada em Psicopedagogia e especialista em Educação de Surdos. Bailarina com formação em dança clássica e dança contemporânea. Atua em diversos grupos de dança de Porto Alegre.

Joana Amaral,
Bailarina

renova

Graduada em Dança. Seu foco é a dança contemporânea e teatro-dança. Ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2013 como Melhor Coreógrafa. Atua como professora de dança na Educação Infantil.

Juliana Rutkowski,
Bailarina

renova

Desenvolve pesquisas de interpretação corporal como bailarino e performer. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2009 como Melhor Bailarino.

Nilton Gaffree Jr.,
Bailarino e Performer

renova

Graduada em Teatro, Formada em Ballet Clássico e Mestranda em Processos de Criação Cênica. Trabalha com dança, teatro, performance e educação.

Renata Teixeira,
Bailarina e Atriz.

Conheça nosso diretor

  • 1998

    1998 a 2005

    Atuou como bailarino dos espetáculos “Réquiem”, “Das Tripas Sentimento” e “Branca das Neves”. Criou a “iDance – Revista Digital”. Coreografou e dirigiu os espetáculos “As Mulheres da Minha Terra” e “Deixe-me ver sua Alma”, da Cia. de Dança Popular do Sul. Assumiu, junto à Alessandra Chemello, a direção do Grupo Gaia e dirigiu os espetáculos “À Flor da Pele”, “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo” e “O Buraco de Alice”. Criou a trilha-sonora e o conceito de imagem do espetáculo “Beterrabas Caprichosas”, da Muovere Cia de Dança. Iniciou estudo e produção de videodança e criou a obra “Suicídio Fashion Week”. Atuou como professor do Curso de Extensão em Dança Contemporânea, no Centro Universitário IPA Metodista.

  • 2006

    2006 a 2008

    Formou-se no Curso de Graduação em Dança (ULBRA). Criou o conceito de imagem e o videodança documental do projeto “Casa Bild”, e participou como coreógrafo residente. Foi assistente de direção do espetáculo “Trilhas do Prata – Arte Negra do Sul”, de Heloísa Peres. Criou os trabalhos em videodança: “Pas de Corn”, “Por Baixo da Mesa”, “Mexendo nas Partes”, “Muovere Fashion Week” e a série de 07 trabalhos intitulada “Jogos”. Concluiu a especialização em Poéticas Visuais (FEEVALE). Realizou a criação de videodança documental para o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. Criou a trilha-sonora e dirigiu, junto à Jussara Miranda e Jezebel de Carli, o espetáculo “Re-Sintos”, da Muovere Cia de Dança. Atuou como bailarino e diretor do espetáculo “Alice [adulto]”, e dirigiu o espetáculo “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis”, do Grupo Gaia. Participou das exposições coletivas “Poéticas Visuais” e “Montagem 4×4”. Integrou a programação dos eventos: “Mostra da Dança Contemporânea” do Festival de Dança de Joinville; Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança; Condança; Bienal Internacional de Dança do Ceará; Festival Internacional de Dança Mesa Verde; Bienal do MERCOSUL; Salão Xumucuís de Arte Digital. Ministrou oficinas de dança e videodança na FEEVALE, ULBRA e no Festival de Dança de Joinville.

  • 2009

    2009 a 2011

    Realizou a pesquisa “Reprocessamentos coreográficos: transduções estético-culturais entre dança e vídeo”. Dirigiu o espetáculo “Abobrinhas Recheadas”. Criou a videocoreografia “Colibris”, do projeto “Dalí Daqui”, da Muovre Cia. de Dança. Publicou os artigos “O vídeo é o corpo”, na Logos – Revista de Divulgação Cientifica, e “Reflexões sobre as relações entre dança e vídeo”, na Gambiarra – Revista dos Mestrandos do PPGCA/UFF. Foi palestrante da aula inaugural, junto à Jussara Miranda, do Curso de Graduação em Dança da UFRGS. Criou trilha-sonora e coreografia dos projetos “Dali Daqui Intrusocial”, “Olho 3” e “Feedback”, da Muovere Cia. de Dança. Foi coreógrafo convidado do espetáculo “Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá”, do Teatro Sarcáustico. Integrou o corpo docente do curso de Pós-Graduação latu sensu em Poéticas Visuais” (FEEVALE). Coordenou o Estágio de Atuação Cênica, do Grupo Gaia, e dirigiu o espetáculo “Cinderela Fashion Week”. Criou trilha-sonora e videografia do espetáculo “In Heaven”, do Teatro do Encontro. Participou da tournée nacional do espetáculo “Re-Sintos”, com patrocínio da Caixa Cultural. Concluiu Mestrado em Poéticas Visuais (UFRGS). Criou a obra “O Colecionador de Movimentos”. Participou como artista convidado do projeto “Duetos”, da Casa M – 8ª Bienal do Mercosul. Dirigiu, junto à Tatiana Vinhas e Teatro Geográfico, a performance “Geocoreografia: cidade não vista”. Realizou o primeiro Flash Mob Dance de Porto Alegre.

  • 2012

    2012 a 2014

    Dirigiu Flash Mobs e ações de dança para diversas empresas. Participou da tourneé do espetáculo “Re-Sintos” pelo nordeste brasileiro. Participou do 2º Encontro nacional de Pesquisadores em Dança. Atou como diretor artístico dos projetos “Desvio” e “Tóin – Dança para bebês”, da Muovere Cia. De Dança. Desenvolveu a pesquisa “O Colecionador de Movimentos: carnaval”. Atuou como diretor artístico do espetáculo “Baseado em Fatos Reais”, de Fabi Vanoni. Foi coreógrafo e assistente de direção do “Grande Desfile de Natal” do Natal Luz de Gramado. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Dança. Fundou a Macarenando Dance Concept. Dirigiu o espetáculo de improviso em dança “Abobrinhas Recheadas – O Jogo”. Realiza a pesquisa e a montagem do espetáculo: “100 Formas para o Amor”. Participa da circulação pela Região Sul do espetáculo “Desvio”, com a Muovere Cia. de Dança.

  • 2015

    2015

    Ministrou a disciplina de dança do curso Teatro Musical, realizado pela Cômica Cultural. Inaugurou o Creativity Lab, setor da Macarenando Dance Concept focado na realização de cursos e treinamentos da criatividade, realizando a Oficina Permanente de Criação em Dança. Dirigiu e estreou o espetáculo “A Classe”, resultado da Oficina Oficina Permanente de Criação em Dança. Produziu e dirigiu diversas temporadas e apresentações do espetáculo “Abobrinhas Recheadas”, incluindo 4 temporadas em Porto Alegre, participação no 17ª Caxias em Cena/RS, Mostra SESC Cariri de Culturas/CE e Quintas do Humor SESC/RS. Produziu e dirigiu diversas temporadas e apresentações do espetáculo “100 Formas para o Amor”, incluindo 3 temporadas em Porto Alegre, participação no 17ª Caxias em Cena/RS, Mostra SESC Cariri de Culturas/CE e Palco Giratório SESC/RS. Junto à Muovere Cia de Dança participou de diversas temporadas e apresentações dos espetáculos “Desvio” e “Tóin – Dança para Bebês, incluindo diversas temporadas em Porto Alegre no Theatro São Pedro, Livraria Cultura e Instituo Ling, participação no Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre/RS e Festival Nacional de Presidente Prudente/SP. Foi Assistente de Direção da cerimônia de entrega do 10º Prêmio Braskem Em Cena. Recebeu o patrocínio de O Boticário na Dança para realização do projeto de circulação do espetáculo “100 Formas para o Amor”.

  • 2016

    2016

    Em 2016, desenvolveu ações de aproximação da dança com o público por meio de oficina de FlashMob, junto ao Santander Cultural. Atuou como consultor e treinador de Performance Cênica para Músicos junto à Escola de Música Guitarríssima. Foi jurado do Festival Vem Dançar. Com a Muovere Cia de Dança, dirigiu diversas temporadas do espetáculo Tóin – Dança para Bebês, em apresentações no Theatro São Pedro em Porto Alegre, bem como em diferentes cidades do RS; apresentou o espetáculo “Desvio”, no Dia Internacional da Dança e na Mostra Gestos Contemporâneos; foi diretor artístico do projeto WebCoreô, e de seu espetáculo resultante, “Choking”. Foi convidado do projeto “Luciana Paludo convida…”, no qual atuou como bailarino em parceria com a artista proponente. Participou como convidado do V Encontro das Graduações em Dança do RS, em GT sobre a “A cultura da gratuidade e a produção artística”. Foi coreógrafo do espetáculo “A Arca de Noé”, com direção de Zé Adão Barbosa. Com a Macarenando Dance Concept [Creativity Lab], ministrou curso intensivo de verão, Dança para Atores; deu continuidade à Oficina Permanente de Criação em Dança – ANO 2; dirigiu e estreou a performance “Ensaio sobre ausência e doçura”, resultado da Oficina Permanente de Criação em Dança. Com a Macarenando Dance Concept, participou do 11º Festival Palco Giratório SESC/POA com os espetáculos “A Classe” [2ª Temporada] e Tóin – Dança para Bebês; participou do 23º Porto Alegre em Cena, 17º Porto Verão Alegre, da II Mostra de Artes Cênicas do Teatro Glênio Peres e da Mostra Gestos Contemporâneos com o espetáculo Abobrinhas Recheadas; dirigiu a 9ª, 10ª e 11ª temporadas do espetáculo Abobrinhas Recheadas; participou da Escola de Espectadores de Porto Alegre com o espetáculo Abobrinhas Recheadas; dirigiu a execução do projeto de intervenção urbana 100FORMAS.LOV, com patrocínio de O Boticário na Dança.

  • Prêmios

    Indicação de Destaque em Dança Contemporânea do Prêmio Açorianos de dança 2015 pela pesquisa de estratégias do encontro da dança com o público realizada com a Macarenando Dance Concept. Prêmio Açorianos de Novas Mídias em Dança 2014. Bolsa de pesquisa Décio Freitas 2012. Prêmio RBS Cultura 2011 de Melhor Espetáculo por “Cinderela Fashion Week”. Prêmio RBS Cultura 2009 de Melhor Espetáculo por “Abobrinhas Recheadas”. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009. Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística 2009. Melhor Bailarino por “Alice (adulto)” – Prêmio Açorianos de Dança 2007. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007. Prêmio da Mostra Catálogo 2ptos 2006 por “Pas de Corn”. Destaque na Dança do Rio Grande do Sul – Prêmio FF Produções 2004. Melhor Trilha Sonora por “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo” – Prêmio Açorianos de Dança 2004. Coreógrafo Revelação – Prêmio DOM 2003. Prêmio Brasil Em Cena 2002. Artista Revelação por “Requiem” – Prêmio Açorianos de Dança 1998.

  • Mais

projetos

Projetos

Espetáculos | FlashMobs | Cursos

Casa do Medo

Casa do Medo

Baseado nos melhores filmes de terror e em games de survival horror, Casa do Medo é uma experiência de terror imersivo, com enigmas, missões e sustos pelo caminho.

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Abobrinhas Recheadas

Abobrinhas Recheadas

STAND-UP Dance Comedy: formato inédito que reúne dança, jogos de improviso e uma série de referências da música e da cultura pop, do cinema, da televisão e da internet.

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100Formas para o Amor

100Formas para o Amor

Espetáculo em que oito bailarinos apresentam 100 formas de dançar o amor tendo a Macarena como coreografia e 30 músicas sobre amor como trilha-sonora.

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100FORMAS.LOV

100FORMAS.LOV

A comunidade e a Macarenando juntas para espalhar o amor nas cidades e mudar o mundo com intervenções urbanas de dança. Essa é a missão do projeto 100FORMAS.LOV.

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A Classe

A Classe

Espetáculo criado a partir da pesquisa entre dança, máscara e terror que apresenta o universo da morte por meio de um imaginário coreográfico horroroso. 

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Ausência e Doçura

Ausência e Doçura

Performance urbana sobre a poética do encontro, da despedida e da saudade, que tem a rodoviária da cidade como lugar para os acontecimentos.

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Creativity Lab

Creativity Lab

Cursos e treinamentos da criatividade por meio da dança para diferentes setores: artístico e cultural, mercado da moda, marketing e business, entre outros.

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Flashmobs

Flashmobs

Ação criativa de mobilização social urbana em que um grande número de pessoas se reúne para promover uma ideia ou realizar determinada ação previamente combinada.

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Mídia

O que andam falando de nós e de nossos parceiros.

"Criatividade e inventividade aliados a uma técnica absolutamente perfeita constituem a qualidade de um espetáculo que prende nossa atenção do princípio ao fim, emocionando, espantando, causando impacto, divertindo, sempre provocando o espectador. Altas doses de hilariedade, divertimento e evidência de qualidade e domínio cênico como poucas vezes se tem visto na cidade. A cada espetáculo, invenções intensamente criativas, marcadas claramente por uma tendência parodística, não apenas à realidade imediata quanto às criações da chamada cultura de massas, de que eles se apropriam e deglutem, antropofagicamente, em resultados inesperados, alegres e inteligentes. Assim, colocam-se na vanguarda do experimentalismo de dança na cidade e devem ser cada vez mais acompanhados e valorizados por todos os que gostam de criatividade e de disciplina em um trabalho artístico."

Antônio Hohlfeldt, ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, jornalista e professor

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